quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Tudo o que você deve saber sobre: Straight Edge

A ideologia e movimento straight edge originou-se da cena hardcore/punk como uma forma de desassociar o consumo de álcool, drogas, violência e auto-destruição da cena, uma contra cultura. O straight edge contesta a idéia de que beber, fumar ou se drogar são por si só atitudes rebeldes.
Quem adota essa postura procura uma forma de resistir á pressão social que incentiva o consumo de álcool, cigarros e drogas. Quem é adepto do movimento também pode optar por ser vegetariano e não praticar sexo ''casualmente''.

O straight edge surgiu por volta de 1980, inicialmente com os membros da banda Teen Idles, que não associavam o consumo de álcool e drogas ao movimento. Para ser hardcore/punk não era necessário beber ou se drogar.
O "X" surgiu da turnê da banda Teen Idles, quando tocaram na California, numa casa de shows onde se marcavam com um "X" na mão dos menores de idade, assim era proibida a venda de bebidas alcoólicas para os mesmos. E isso acabou se tornando o simbolo do movimento.

Straight edge no Brasil: no Brasil o movimento foi chegando aos poucos, o primeiro registro é de uma foto da contracapa  da coletânea "Grito suburbano", do vocalista do Olho Seco, Fabio Sampaio com um X pintado na mão.

Algumas bandas Straight Edge:
Minor Threat
Fugazi
No Violence (Brasil)
Point of no Return (Brasil)
Confronto (Brasil)


Se você faz parte de uma banda Straight edge ou algum movimento, mande-nos uma mensagem: olhodepeixe@live
www.twitter.com/_olhodepeixe

Nenhum comentário:

Postar um comentário